terça-feira, setembro 11, 2007

Esquizofrenia

No site da Scientific American, li que muitas variantes gênicas ligadas à esquizofrenia foram selecionadas pela evolução e permaneceram praticamente inalteradas, o que indica que poderiam trazer alguma espécie de vantagem para o organismo humano.

O mesmo artigo revela que 1% da população norte-americana é esquizofrênica, estatística cuja credibilidade é ameaçada quando atentamos para o fato de que essa mesma população elegeu e reelegeu George W. Bush para a Casa Branca.

A esquizofrenia é uma patologia mental caracterizada, dentre outros sintomas, por provocar uma desorganização cognitiva na mente dos portadores. Desorganização cognitiva que justificaria a votação em George W. Bush.

Não tenho conhecimento acerca do percentual de esquizofrênicos que decidirão o futuro de Renan Calheiros na votação marcada para amanhã. Não será por desorganização cognitiva de nossos senadores que o Presidente do Senado será absolvido. Muito menos por um crise de alucinação coletiva dos votantes. Somente a canalhice que apodrece as entranhas do legislativo federal justificará uma eventual absolvição. Canalhice que nos faz desejar transcender a realidade política. Realidade política que somente por razões semânticas não se interpreta como uma vergonhosa crise institucional.

Nenhum comentário: