domingo, outubro 21, 2007

TV Digital nipo-tupiniquim

A TV Digital deverá estar disponível na cidade de São Paulo no próximo mês de dezembro; no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em Brasília no mês de janeiro de 2008; em julho nas demais capitais; em dezembro nas cidades-pólo no Brasil inteiro (quais são?) e em 2009 no restante do país.

No entanto, para nós, desabonados consumidores, não há grandes motivos para empolgação. O preço dos conversores, apesar da demagógica declaração do ministro Hélio Costa de que será de no máximo 250 reais, na realidade dificilmente baixará de R$700,00. Isso por que, segundo informação da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos, o sistema adotado pelo Brasil exige equipamentos cujos componentes, por não serem fabricados no país, tornam inviável a comercialização dos conversores nos valores anunciados pelo governo.

A única notícia realmente boa é que o Comitê de Desenvolvimento da TV Digital vetou a instalação de um bloqueador nos aparelhos conversores, o que possibilitará a gravação dos programas transmitidos, ainda que ao consumidor não seja permitido "pular" os comerciais.

Quanto à interatividade, não é apenas uma questão de tecnologia, mas dependerá exlcusivamente das emissores que transmitirão o sinal.


Nenhum comentário: