Paulo Santana postou o seguinte comentário em seu blog, no dia de hoje: "Se perdeu o referendo, Chávez não é um ditador. Porque os ditadores, quando permitem que se realizem eleições, ganham as eleições porque as fraudam. Nunca perderam eleições decisivas quaisquer ditadores".
Ao respeitar o resultado do referendo - mais até do que ao submeter-se a ele - , Hugo Chávez demonstra mais uma vez que sabe como ser um líder populista. Todo ditador sabe que mesmo que detenha o monopólio da força, para permanecer no poder necessita de um mínimo de legitimidade. Por isso todos os ditadores da história sempre estimulam um verdadeiro culto à sua imagem: necessário apelo à idolatria.
Ao respeitar o resultado do referendo deste fim de semana, submetendo-se ao resultado das urnas, Chávez se curva à vontade popular. Tal atitude não é suficiente para modificar a sua imagem de ditador-populista, revela apenas que ele compreende que por mais autoritário que seja, comprando briga com a vontade popular estará fadado ao ostracismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário