Road to Guantanamo é a história verídica de quatro jovens tipicamente ingleses, de ascendência paquistanesa, que, um mês após os ataques de 11 de setembro,viajam para o Paquistão a fim de prestigiar o casamento de um deles. Do Paquistão, rumam para o Afeganistão a fim de prestar ajuda humanitária às vítimas dos ataques norte-americanos. Lá chegando, se deparam com a cruel realidade de um país devastado pela guerra. Presenciam a derrubada dos talibãs e se vêem prisioneiros das forças da Aliança do Norte. Acabam sendo entregues às forças norte-americanas e transferidos para um campo de concentração fascista na base americana de Guantánamo, Cuba.
O filme revela com força de documentário a verdade nua e crua da barbárie cometida pelo governo norte-americano contra centenas de muçulmanos aleatoriamente escolhidos como supostos terroristas da Al-Qaeda.
Até o ano passado, mais de 750 prisioneiros passaram por Guantanamo. Desses, apenas dez foram acusados formalmente, enquanto é estimado que quinhentos prisioneiros ainda estejam submetidos às condições desumanas do campo de concentração norte-americano.
Filme obrigatório para quem pretende conhecer melhor as práticas terroristas empregadas pelo governo Bush em sua insana guerra contra o terror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário