segunda-feira, março 14, 2011

EMANCIPA

Na ZH de sábado foi publicada notícia de que o Ministério Público de Contas instaurou expediente para apurar irregularidades denunciadas na ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado a respeito do Projeto Emancipa, cursinho gratuito criado pela Luciana Genro. Tais irregularidades diriam respeito a suposto favorecimento do governo do Estado, consistente na utilização das dependências do Colégio Estadual Júlio de Castilhos e no patrocínio fornecido pela  Icatu Seguros.

As supostas irregularidades teriam sido veiculadas pela Revista Veja em matéria que este Blog não obteve acesso.

Em seu site ((http://www.lucianagenro.com.br/) , Luciana Genro informa que a utilização das dependências da escola estadual não constitui privilégio outorgado pelo governo do Estado, que o salário dos professores corresponde a R$20,00 a hora-aula (como são duas turmas, os professores perceberão R$300,00 de renda mensal) e que a Icatu Seguros, que tem contrato sem exclusividade há mais de dez anos com o Banrisul, patrocina diversas ONG´s e OSCIPS, e não apenas o Projeto Emancipa.

As divergências políticas entre Luciana Genro e o Governador Tarso Genro é fato notório, sendo que o seu partido foi fundado por políticos que romperam com o PT.

Também é notório que os “capitalistas do ensino” não têm interesse na proliferação de cursos gratuitos.


SOBRE AUTOMÓVEIS E BICICLETAS

Também na edição de sábado de ZH, um médico de Porto Alegre apresenta a seguinte resposta para a pergunta se é possível pensar em um trânsito melhor depois do atropelamento dos ciclistas: “Cobrando IPVA dos ciclistas para financiar ciclovias seguras, e exigir que respeitem as leis de trânsito e usem os equipamentos exigidos em lei, que simplesmente ignoram.”

Como ninguém pensou nisso antes?

Cobrar imposto dos proprietários de bicicleta, mesmo daqueles que delas dependem por não possuírem recursos para trafegar em veículos automotores?

Então o trânsito é o que é porque os ciclistas não respeitam as leis?

Para melhorar o trânsito então basta que os ciclistas utilizem os equipamentos de segurança?

Pelo menos o Doutor Paulo Bandarra não pensa, ou ao menos não expressou o pensamento de que para que o trânsito melhore basta proibir a circulação de bicicletas. Defende ele a construção de ciclovias “seguras”.

Depois de ler essa opinião passarei a me preocupar mais com os ciclistas, pois parece que os problemas do trânsito não decorrem da horda de motoristas celerados que trafegam irresponsavelmente pelas ruas.

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