terça-feira, dezembro 18, 2007

Buraco negro

A imagem revela o jato de um buraco negro de uma galáxia atingindo outra galáxia.

Um buraco negro é o resultado do colapso de uma estrela. As estrelas consistem em corpos imensos de gás, cujo núcleo é uma imensa bomba atômica que tenta explodi-la. Do equilíbrio entre as forças gravitacionais e as reações de fusão do núcleo, é definido o tamanho da estrela.

Com a morte da estrela, a fusão nuclear é interrompida, resultado do consumo total do combustível que a alimentava. Ao mesmo tempo, a gravidade atrai a matéria para o interior e comprime o núcleo. À medida que vai sendo comprimido, o núcleo se aquece e cria uma explosão, ejetando a matéria e a radiação para o espaço. Desse fenômeno resulta um núcleo altamente comprimido e extremamente maciço, cuja gravidade é tão grande que nem a luz consegue dele escapar. Essa intensa gravidade do núcleo faz com que não possa ser captado pela visão, constituindo-se num verdadeiro buraco na estrutura do espaço-tempo. A esse objeto a ciência denomina buraco negro.

Essa definição bastante didática de um buraco negro foi extraída do interessantíssimo site WowStuffWorks - como tudo funciona, cujo link é http://www.hsw.uol.com.br. Vale a pena acessar.

Nenhum comentário: